Início / Notícias

Notícia

25 de Maio de 2023 | 17h41

Unimed Sorocaba se destaca como referência em transplante ósseo

Com cerca de 50 mil transplantes realizados nos dois últimos anos, segundo o Ministério da Saúde, o Brasil possui o maior sistema público de transplantes de órgãos no mundo. Atualmente, o Brasil é também o segundo país do mundo que mais realiza transplantes, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Neste cenário, a Unimed Sorocaba tem se destacado como referência em procedimentos em alta complexidade. Entre eles está o transplante ósseo, procedimento pouco conhecido, mas que tem trazido mais qualidade de vida a vários pacientes. O osso é o segundo tecido mais transplantado no ser humano, perdendo apenas para o sangue (transfusões) e, diferente de outros tipos de transplantes, não é necessário entrar em uma fila para receber o órgão.

Referência neste tipo de procedimento, o ortopedista Luiz Henrique Silveira Rodrigues explica que o material doado fica armazenado em um Banco de Ossos, que é acionado sempre que um médico avalia a necessidade de um transplante. “Os ossos são doados da mesma forma que outros órgãos, mas diferente de outros, ele é limpo, preparado segundo regras de segurança biológica e congelado. Como a demanda ainda é pequena no Brasil, não temos fila de espera e o acesso pode ser rápido se houver a disponibilidade das próteses ortopédicas específicas.”

De acordo com o ortopedista, várias doenças podem causar a perda de um pedaço de osso que demande de um transplante. Entre elas estão: infecções (osteomielite), tumores ósseos, fraturas graves, desgaste ósseo provocado por próteses de joelho ou quadril, malformações, etc. “O material transplantado é utilizado para preencher falhas e restaurar o osso do paciente, atuando como uma estrutura de sustentação e sendo incorporado ao organismo rapidamente.”

Além dos ossos, tendões também podem ser transplantados, principalmente para reconstruir lesões ligamentares complexas das articulações nos casos em que o doador não possua todos os enxertos necessários para a cirurgia.

Unimed Sorocaba é referência

O Hospital Unimed Sorocaba – Dr. Miguel Soeiro é um dos poucos hospitais do interior paulista credenciado para a realização de transplante de ossos. Dados do Centro de Transplante do Hospital (CETHUS), são realizados cerca de 5 transplantes ósseos por ano na instituição, um número que poderia ser maior segundo Dr. Luiz Henrique.

“O transplante ósseo não necessita de compatibilidade entre o doador e o receptor, já que o osso é limpo e congelado, tem uma recuperação idêntica a qualquer cirurgia ortopédica de alta complexidade, não há restrições para sua realização. Temos capacidade para realizar um número ainda maior de transplantes músculo esquelético e é importante que pacientes e outros profissionais saibam que o Hospital Unimed Sorocaba – Dr. Miguel Soeiro tem capacidade técnica e equipe especializada para a realização desse procedimento, que permite maior mobilidade e uma maior qualidade de vida ao paciente.”

Fonte: VPO Comunicação


Compartilhe: