Início / Notícias

Notícia

17 de Junho de 2021 | 22h29

Unimed Sorocaba promoveu curso Also

O Centro de Estudos Unimed Sorocaba (Ceus) promoveu, em 5 e 6 de junho, o curso Also (Advanced Life Support in Obstetrics), com a participação de 34 médicos. A abertura do evento foi feita pelo presidente do Conselho de Administração da Unimed Sorocaba, doutor Gustavo Ribeiro Neves.

 

O Also tem como objetivos capacitar os profissionais para atender às emergências obstétricas de acordo com protocolos internacionalmente estabelecidos pelo Also Brasil; discutir meios para melhorar o atendimento de urgências e emergências obstétricas, auxiliando na normatização das técnicas utilizadas em maternidades e hospitais; debater a importância da utilização dos serviços regionais de assistência ao parto e identificar as dificuldades de acesso da população a tais serviços.

 

O curso foi criado em 1991 pela Universidade de Wisconsin (EUA) e é administrado pela Academia Americana de Médicos de Família (AAFP), referência mundial de melhoria e uniformização da assistência multidisciplinar materna, para aperfeiçoar os resultados do uso do risco obstétrico das urgências e emergências maternas. No Brasil, é desenvolvido desde 2000 e, até o momento, já capacitou mais de 15 mil profissionais em todos os estados.

 

A programação consistiu de atividades práticas e teóricas, sendo que as avaliações levaram em consideração a participação de cada um, durante todo o curso. Esta foi a primeira atividade presencial, realizada pelo Ceus, desde o início da pandemia. “Todas as medidas sanitárias para se evitar o contágio pelo novo coronavírus foram adotadas e seguidas rigorosamente”, explicou a doutora Agnes Clini Baptista, diretora de Assuntos Médicos, ao qual o Ceus está ligado. “As aulas de simulação – que, antes da pandemia, eram realizadas com os participantes reunidos em torno das macas – foram, nesta edição, feitas de maneira individual”, complementa.

 

Segundo o doutor Wellington Batista Heleno, coordenador médico da Ginecologia e Obstetrícia da Unimed Sorocaba, os cooperados que atuam nos plantões do Hospital Dr. Miguel Soeiro (HMS) precisam desta formação também como forma de atender às normas da Joint Commission International (JCI). “Na minha função como coordenador médico, encontro vários desafios. Um deles era montar este curso de capacitação durante a pandemia. Fiquei muito satisfeito por ter conseguido realizá-lo, contando com a colaboração e apoio da equipe Also Brasil”, observa.

 

Todos os 34 participantes completaram com sucesso os exames escritos e práticos, recebendo, posteriormente, sua certificação. “Foi excelente ver a participação de todo um setor do Hospital empenhado para trazer a melhor assistência aos nossos clientes”, pontua.

 

Opiniões

 

Dr. Elton Luis Faggioni Trani: “O curso teve como objetivo a capacitação do médico no atendimento dos casos de urgência e emergência obstétrica. Ele também capacitou a equipe para realizar alguns procedimentos específicos, como o parto vaginal assistido, por exemplo. Após a conclusão e aprovação dos participantes, o Serviço de Obstetrícia do HMS tornou-se o único da região com todos os médicos qualificados pelo Also para este tipo de atendimento. Isso consolida a instituição na vanguarda do conhecimento médico. É a Unimed Sorocaba traçando seu atendimento de excelência e segurança para seus usuários.”

 

Dra. Isis Caroline Firmano: “Foi minha primeira vez nesse curso e minhas expectativas foram superadas. Adorei o curso em todos os sentidos, desde a estrutura, instrutores e metodologia. Todas as aulas acrescentaram muito conhecimento e serão, com certeza, usadas no meu cotidiano, melhorando as minhas ações durante os casos de urgência e emergência na obstetrícia e proporcionando mais confiança. Considero de extrema importância que a Unimed Sorocaba tenha a conscientização de manter sua equipe atualizada de acordo com os protocolos mundiais, para que as ações do nosso atendimento tenham padrão e excelência. Todos saem ganhando, desde o paciente até a instituição.”

 

Dra. Janeliz Cabral Zanardi: “Foi um privilégio enorme participar do curso Also. Ele treina e capacita a equipe obstétrica nos atendimentos de urgência e emergência. O conteúdo é excelente e segue as melhores evidências científicas, de acordo com o ACOG (American College of Obstetricians e Gynecologists). Recomendo o Also e agradeço à Unimed Sorocaba por investir em nosso treinamento.”


Compartilhe: