Início / Notícias

Notícia

6 de Junho de 2022 | 14h54

Unimed Sorocaba adquire tecnologia inédita no interior paulista para monitoramento de recém nascidos

O equipamento foi instalado no final de maio em um bebê internado na UTI Neonatal do Hospital Unimed Sorocaba - Dr. Miguel Soeiro.

No mundo, segundo estudos epidemiológicos acompanhados pela Sociedade Brasileira de Pediatria, a asfixia perinatal atinge mais de 1 milhão de bebês recém nascidos por ano. No Brasil, estima-se que perto de 20 mil crianças nascem com falta de oxigenação no cérebro. Esses dados reforçam a necessidade de acompanhamento de bebês logo nas primeiras horas de vida. 

Ciente deste cenário e da necessidade de busca constante de novas tecnologias de sua estrutura e capacitação de seus profissionais, o Hospital Unimed Sorocaba – Dr. Miguel Soeiro, em parceria com a empresa PBSF - Protecting Brains & Saving Futures, instalou no final de maio em sua UTI Neontal uma nova tecnologia de monitoramento de bebês de alto risco.

 

A PBSF possui um sistema avançado de telemedicina para prover o monitoramento especializado de bebês, implementando o conceito de UTI Neonatal Neurológica. Em cinco anos, esta ação já foi aplicada em 6 mil de crianças de alto risco, as protegendo de futuras sequelas irreparáveis.

Único no interior paulista

O Hospital Unimed Sorocaba – Dr. Miguel Soeiro é o único hospital do interior paulista a adquirir essa tecnologia e o segundo da rede Unimed no Brasil. Segundo o médico pediatra e co-fundador da PBSF, Dr. Alexandre Netto, o número de crianças que tiveram sequelas após a asfixia perinatal é bastante representativo. “Cerca de 25% dos atletas paralímpicos do Brasil têm sequelas por causa da asfixia perinatal, um cenário que queremos mudar. Esta tecnologia vai auxiliar equipes médicas e de enfermagem a identificar lesões cerebrais de uma forma mais precisa, garantindo uma melhor qualidade de vida.”

A tecnologia permite o monitoramento remoto e não invasivo contínuo por horas após o nascimento, reduzindo o número de número de bebês que terão sequelas neurológicas. De acordo com a médica pediatra e intensivista Elaine Garcia Moreno, coordenadora UTI Infantil do hospital, o novo sistema vai ajudar médicos e equipe de enfermagem a identificar sinais sutis no bebê que podem resultar em lesões cerebrais. “Estamos em contato com a empresa há dois anos para trazer essa tecnologia ao hospital. Iniciamos agora com uma primeira fase de treinamento, mas teremos um acompanhamento contínuo da empresa através de reuniões regulares para tirarmos dúvidas e discutirmos casos”, explica a médica.

Com a capacitação de suas equipes, o Hospital Unimed Sorocaba – Dr. Miguel Soeiro poderá receber e acompanhar bebês com asfixia perinatal de hospitais da região. “Estamos nos capacitando para poder receber pacientes de outras cidades e estender a um número maior de bebês uma possibilidade de uma melhor qualidade de vida. Para isso, vamos notificar outros hospitais sobre a tecnologia que trouxemos ao nosso hospital”, afirma Dra Elaine Moreno.

Sobre a PBSF

A Protecting Brains & Saving Futures – PBSF é uma instituição que une tecnologia e inteligência artificial para fazer a monitorização cerebral 24x7, com aplicação de metodologias capazes de prover diagnóstico precoce e neuro proteção em recém-nascidos de alto risco. Uma empresa brasileira, formada por médicos neonatologistas, a PBSF é respeitada mundialmente, possuindo parcerias internacionais com a Microsoft, Universidade de Stanford, Colégio Imperial de Londres, entre outros. No Brasil, sua rede de parceiros é composta por maternidades privadas, ranqueadas entre os melhores hospitais do mundo e por importantes unidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: VPO Comunicação


Compartilhe: