Início / Notícias

Notícia

17 de Maio de 2004 | 00h00

Software desenvolvido em Sorocaba é adquirido pelas unidades da Unimed de São José do Rio Preto e Vitória, no Espírito Santo

A Unimed de Sorocaba e a Informenge são parceiras na criação de outros softwares produzidos especialmente para as necessidades da cooperativa e que podem ser adquiridos por outras unidades. O software Gestão de Plano de Saúde foi desenvolvido pela software house Informenge e pela Unimed de Sorocaba há sete anos. É uma complexa malha tecnológica pela quais vários programas estabelecem conexão, permitindo a gestão total dos planos de saúde, operações contábil-financeiras, de farmácias, comercial e a integração com o autorizador eletrônico. Os benefícios proporcionados por esse software vêm despertando a atenção de outras cooperativas médicas. Atualmente, 24 unidades possuem o programa, entre elas as unidades da Unimed de São José do Rio Preto (SP) e Vitória (ES), que o adquiriram nas últimas semanas. O tempo médio de implantação varia entre 8 e 12 meses.

O software Gestão de Plano de Saúde começou a ser idealizado quando a Unimed de Sorocaba identificou a necessidade de possuir um programa de computador próprio, que permitisse inicialmente otimizar a gestão de planos de saúde e funcionasse como um pólo, a partir do qual outros programas extraíssem e transmitissem informações. Como não havia nada parecido no mercado, a cooperativa buscou estabelecer parceria com uma empresa que se dispusesse a desenvolver essa ferramenta, no caso a escolhida foi a software house Informenge. Isso ocorreu em setembro de 1996 e, alguns meses depois, mais precisamente em junho de 1997, o software idealizado já estava concluído, implantado e funcionando. “Trouxemos o know-how que possuíamos em desenvolvimento de sistemas integrados e o sintonizamos com as necessidades da Unimed”, relembra Adilson Perez Bonvino, 37, diretor comercial e de serviços da Informenge.

Na época, a grande novidade foi a utilização da integração entre softwares (comunicação e troca de dados) criados para finalidades diferentes. Tratava-se de um recurso muito pouco utilizado na metade da década de 90. De lá para cá, o programa ganhou atualizações constantes, fato que permitiu a incorporação de outros softwares criados pela Informenge e, com isso, sua performance operacional avançou significativamente.

A flexibilidade frente à implantação de novas normas é outro item que pesa a favor do software “Gestão da Informenge”. “Quando a ANS (Agência Nacional da Saúde) exigiu que os procedimentos contábeis das operadoras de planos de saúde contivessem treze dígitos, nosso sistema já estava preparado para isso”, exemplifica Luís Carlos Terciani, gerente de Informática da Unimed de Sorocaba. Segundo ele, foram necessários apenas pequenos ajustes. De acordo com Terciani, a praticidade e a eficácia do sistema também se refletem em dois outros aspectos, como a otimização dos recursos humanos e a rapidez dos procedimentos contábeis.

Segundo Bonvino, a Informenge está capacitada tanto para fazer a migração quanto para a integração de um sistema desenvolvido por uma outra empresa fabricante de software para o produzido pela Informenge.

A Unimed de Sorocaba e a Informenge são parceiras na criação de outros softwares produzidos especialmente para as necessidades da cooperativa e que podem ser adquiridos por outras unidades. Entre esses programas figuram os de interfaceamento dos laboratórios, gestão de custos, gestão de infecção hospitalar, medicina preventiva, autorizador eletrônico em web, prontuário eletrônico e sistema comercial para farmácias e óticas.

Fonte: Departamento de Marketing - Unimed de Sorocaba


Compartilhe: