Início / Notícias

Notícia

12 de Setembro de 2005 | 00h00

Simpósio e festa marcarão em Sorocaba o Dia Nacional do Doador de Órgãos

A campanha é realizada há três anos pela Fundação TransPlante Vida, dirigida pelo cirurgião Ben-Hur Ferraz Neto, chefe da equipe de transplantes hepáticos do Hospital Unimed de Sorocaba

A exemplo dos anos anteriores, Sorocaba celebrará o Dia Nacional do Doador de Órgãos (oficialmente comemorado em 27 de setembro) com a realização da “3a Campanha TransPlante Vida”. O evento será realizado nos dias 17 e 24 de setembro e contará com uma extensa programação científica, acadêmica e social voltada aos profissionais e estudantes da área da Saúde e também ao público leigo.

A campanha é realizada há três anos pela Fundação TransPlante Vida, dirigida pelo cirurgião Ben-Hur Ferraz Neto, chefe da equipe de transplantes hepáticos do Hospital Unimed de Sorocaba e de uma das equipes do Hospital Israelita Albert Einstein e também recebe o apoio da Unimed de Sorocaba. Na última edição, em 2004, a atividade reuniu um grande público, tanto no simpósio quanto no evento festivo realizado na pista de caminhada do Campolim.

Este ano, a campanha começará com a realização do “2o Simpósio sobre Doação de Órgãos e Tecidos de Sorocaba”, que será realizado no dia 17 de setembro, a partir das 9 horas no auditório do Hospital Oftalmológico de Sorocaba. Para participar, o interessado deverá inscrever-se na Sumep (Sociedade Universitária Médica de Estímulo à Pesquisa) do Centro de Ciências Médicas e Biológicas (CCMB) da PUC/SP, localizada na Praça Dr. José Ermírio de Moraes, 290, Jardim Faculdade, ou pelos telefones (15) 9779-1221 e 8123-4134. Até o dia 16, a taxa de inscrição será de R$ 15,00. No dia do evento o valor cobrado será R$ 20,00.

A abertura do simpósio será feita pelo professor-doutor Ben-Hur. Em seguida, às 9h15, a enfermeira Bartira de Aguiar Roza, enfermeira-master do Hospital Israelita albert Einstein (HIAE), proferirá a palestra “O papel da enfermagem na captação de órgãos no Brasil”. Às 9h45, o coordenador da Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital das Clínicas, o médico Milton Glezer, falará sobre “O papel das OPOs no Brasil”. Das 10h15 às 10h30, a enfermeira Eliana Melo, responsável pelo Departamento Técnico do Serviço de Enfermagem do Hospital Unimed de Sorocaba (HUS), discutirá a questão dos transplantes, tendo como moderador o enfermeiro Tadeu Thomé, coordenador Intra-Hospitalar de Transplante do mesmo hospital. Na seqüência, o presidente da Unimed de Sorocaba, dr. Rodolfo Pinto Machado de Araujo, discorrerá sobre os transplantes cobertos pelo Sistema Único de Saúde em hospitais privados e sobre o Centro de Transplantes do HUS (CETHUS). Às 11h30, o professor-doutor João Roberto de Sá, coordenador de transplantes do HIAE, abordará o funcionamento do Sistema Einstein de Transplantes. Das 12h às 12h30 outro momento de discussão será estabelecido, desta vez o coordenador será o professor-doutor Ben-Hur, tendo como moderador o médico Sérgio Paiva Meira Filho.

Os trabalhos serão suspensos das 12h30 às 14 horas para almoço e recomeçarão às 14 horas, com a palestra do coordenador geral da Central de Transplantes do Estado de São Paulo, dr. Luiz Augusto Pereira, sobre o Sistema Estadual de Transplantes. Em seguida, o médico Renato Ferreira da Silva, coordenador da OPO de São José do Rio Preto, proferirá a palestra “Como melhorar a captação de órgãos no interior do Estado de São Paulo”. Das 15h às 15h15, o médico Rogério Carballo Afonso, integrante das equipes de transplantes hepáticos do HUS e HIAE, coordenará outro momento de discussão, tendo como moderador o médico Marcelo Bruno Rezende. Entre 15h30 e 16 horas, Sérgio Gabriel, presidente do Banco de Olhos de Sorocaba e do Hospital Oftalmológico de Sorocaba, falará sobre a captação de córneas no Estado de São Paulo. Em seguida, a vice-presidente da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), dra. Maria Cristina Ribeiro de Castro, ministrará a palestra “Ética em Transplantes”. Das 16h30 às 16h45, a diretora-geral do CCMB, Cibele Isaac Saad Rodrigues, coordenará nova rodada de discussões, tendo como moderadora a médica-chefe do Departamento de Transplantes de Córneas do HOS, dra. Luciene Barboza de Souza. A última atividade programada para o dia será o depoimento de Salvador Paiva, autor do livro “Coração Salvador: breve história de um transplantado”.

No dia 24, na pista de caminhada do Campolim, a festa de encerramento da 3a Campanha começará às 9 horas, com a distribuição de folhetos estimulando a doação, testes de acuidade visual e medição dos níveis de pressão arterial. Haverá, ainda, brinquedos infláveis para as crianças presentes e carro de som para alegrar o evento. Às 10 horas, a orquestra Filarmônica Jovem de Sorocaba fará uma apresentação e às 11h30 a Banda Ultrasom, também se apresentará. O encerramento da festa está marcado para às 12h30 e este evento é gratuito e aberto à população em geral.

A “3a Campanha TransPlante Vida” conta com o apoio além da Unimed de Sorocaba, da Prefeitura Municipal de Sorocaba, Polícia Militar do Estado de São Paulo, Corpo de Bombeiros, Hospital Oftalmológico, Banco de Olhos de Sorocaba, Transdoreso, Hemonúcleo de Sorocaba, AMEO, Enfesp, Liga de Endocrinologia da PUC- SP.

Mais informações à Imprensa:
Unimed – Departamento de Marketing – Dr. Willy ou Simone – (15) 3332-9237
Assessoria de Imprensa – Sérgio ou Andréa – (15) 222-3040 – szscom@uol.com.br

Fonte: SZS Assessoria de Imprensa


Compartilhe: