Início / Notícias

Notícia

1 de Novembro de 2023 | 18h30

Outubro Rosa: um mês dedicado à conscientização do câncer de mama

Unimed Sorocaba realiza ações com pacientes, colaboradoras e médicas cooperadas 

A Unimed Sorocaba lançou no dia 2 de outubro sua campanha para o Outubro Rosa 2023. Com o tema “Este toque pode salvar sua vida”, a campanha reforça a necessidade do autoexame e a importância de manter os exames em dia através de consultas com ginecologistas e mastologistas.

Além da campanha, a cooperativa promoveu diversas outras ações voltadas para os colaboradores, pacientes e cooperadas. Desde o início do mês todas as unidades da Unimed Sorocaba receberam iluminação na cor rosa e no último dia 17 realizado o “Dia Rosa”, em que todos os colaboradores foram trabalhar vestindo a cor símbolo da campanha, alertando sobre a importância de prevenir a doença.

No dia 19 de outubro, a cooperativa promoveu uma tarde especial para as pacientes que fazem quimioterapia no Hospital Unimed Sorocaba – Dr. Miguel Soeiro.  A ação contou com um café da tarde e o trabalho de voluntárias que ofereceram oficina de automaquiagem, reflexologia, quick massage e música ao vivo, visando o acolhimento e a melhora da autoestima das pacientes. Houve também, com a orientação da equipe de nutrição da Unimed Sorocaba, uma degustação de produtos de suplementação.

Para a paciente Marilene de Deus Messias, que fez tratamento de quimioterapia duas vezes na Unimed Sorocaba, entre os anos de 2017 e 2023, para tratamento de câncer de pulmão e de intestino, o acolhimento da equipe da Unimed Sorocaba e as ações que estimulam o autocuidado são muito importantes. “É maravilhoso poder rever essas pessoas que cuidaram de mim, pois a equipe da quimioterapia da Unimed Sorocaba é minha segunda família. Além disso, alertar para a realização dos exames preventivos é um cuidado que a Unimed tem com todas nós, pois quando detectado precocemente o câncer de mama tem cura”, disse.

Foi o que aconteceu com a paciente Renata Alves Costabile, que descobriu um câncer de mama em abril deste ano. “Minha prima foi realizar um procedimento estético e descobriu um tumor. Isso ligou um sinal de alerta para mim e eu decidi procurar o médico para fazer meus exames. Em um dos exames foi detectado um nódulo e meu médico pediu uma biopsia, que constatou que era maligno. Desde julho deste ano estou fazendo a quimioterapia e o nódulo já regrediu. Devemos sempre nos lembrar da importância da prevenção, pois detectar o câncer precocemente fez toda a diferença no meu tratamento”, destacou.


Orientações sobre autoexame

Outra que ação a Unimed Sorocaba está realizando até o final deste mês é a distribuição de um pin alusivo ao Outubro Rosa e um folheto com orientações sobre o autoexame e as chances de cura com o diagnóstico precoce para todas as pacientes que realizam mamografia nas unidades da cooperativa.

 

Doutora + Saudável

Seguindo as atividades alusivas ao mês de prevenção do câncer de mama, a Unimed Sorocaba realizou, no último sábado (20), uma edição especial do “Doutor Mais Saudável” voltado para médicas.

Batizada de “Doutora Mais Saudável”, a ação contou com a participação de cerca de 70 cooperadas, que foram recebidas com um café da manhã e puderam realizar consultas e exames preventivos de câncer de mama e de colo do útero.

O evento contou também com outras atividades voltadas para as médicas, como técnicas de automaquiagem, aula prática de autodefesa e massagem relaxante.

De acordo com a diretora técnica do NAIS (Núcleo de Atenção Integral à Saúde), Dra. Priscila Garber, esse evento foi pensado para lembrá-las sobre a importância do autocuidado.

“Outubro é um mês que focamos na prevenção do câncer de mama e como já temos esse programa Doutor Mais Saudável, optamos em realizar uma edição especial voltada para nossas cooperadas, incentivando a realização dos seus exames preventivos de câncer de mama e de colo do útero. Além disso, reforçamos a mensagem desse cuidado ser replicado pelas nossas médicas  com as pacientes em seus consultórios, independente da especialidade de cada uma.

Para a médica pediatra, Shirley Soares de Oliveira, o evento foi importante para ter um tempo de qualidade e de autocuidado. “Muitas vezes a gente cuida de todo mundo e não se cuida. Achei interessante o questionário que foi aplicado para rastrear a doença e a oportunidade de fazer os exames para quem ainda não tinha feito. É uma iniciativa maravilhosa e a organização impecável”, destacou.

Fonte: VPO Comunicação


Compartilhe: