Início / Notícias

Notícia

26 de Outubro de 2023 | 17h32

No mês que se comemora o Dia do Idoso, Unimed Sorocaba promove ações voltadas ao público 60+

¿Em comemoração ao Dia do Idoso, celebrado no dia 1º de outubro, o NAIS (Núcleo de Atenção Integral à Saúde) da Unimed Sorocaba promoveu na manhã da última sexta-feira, 06/10, uma caminhada no Parque Campolim, com os participantes do Programa Idoso Bem Cuidado. Cerca de 15 pessoas participaram da ação, supervisionada pela educadora física do NAIS, Fernanda Martini, que atua há mais de 25 anos com pessoas da terceira idade.

Segundo a educadora, o grupo se reúne toda semana na Unidade para praticar atividade física funcional e cognitiva. “A atividade física é muito importante para as pessoas dessa faixa etária não somente pela parte física, mas também pela socialização e para as funções cognitivas”, explica.

De acordo com diretora técnica do NAIS, Dra. Priscila Garber, o programa conta hoje com 205 idosos inscritos. “Eles são monitorados pela equipe assistencial por telefone ou presencialmente. Além disso, eles passam por consulta com a equipe médica, de enfermagem, nutricionista ou ainda por psicólogos, de acordo com a complexidade e grau de fragilidade de cada um na execução de atividades básicas do dia a dia. O programa visa também o gerenciamento dos fatores de risco e de doenças crônicas”, ressalta a diretora.

Além da caminhada com os idosos inscritos no grupo de atividades físicas, o NAIS promoveu também em comemoração ao Dia do Idoso um café da manhã com a participação da equipe de Inovação da Unimed Sorocaba, que trouxe informações sobre a utilização e as facilidades de uma assistente virtual.

“Esses aparelhos contam com dispositivo de segurança que pode acionar socorro em casos de quedas ou outros infortúnios. Tivemos também a participação do profissional farmacêutico orientando sobre horários e interações medicamentosas e da nutricionista sanando dúvidas sobre dados dos rótulos de alimentos que estão inseridos na rotina do grupo”, comenta Dra. Priscila.

Para Ana Yoneko Yabiku, de 71 anos, o programa proporciona motivação pela vida. “Comecei nesse programa com 55 anos. Eu estava caminhando aqui no Campolim e vi muitas pessoas felizes caminhando com uma camiseta escrito Unimed. Eu perguntei como eu poderia participar uma vez que eu já tinha o plano e desde então esse grupo faz parte da minha vida. Ainda bem que eu tenho Unimed, pois sou diabética e recebo orientações da nutricionista, tenho uma alimentação saudável, amizades e alegria de viver”, comemora.  

O Núcleo de Atenção Integral à Saúde da Unimed Sorocaba, segundo Dra. Priscila, reúne uma série de programas e ações que visam promover a qualidade de vida. “As ações buscam estimular a cognição, humor, mobilidade e comunicação entre os idosos, estimulando a autonomia e independência com hábitos saudáveis que promovem a saúde e previnem doenças”, conclui a diretora técnica do NAIS.

Para participar do programa é necessário ter mais de 60 anos e ser beneficiário da Unimed Sorocaba. A adesão pode ser espontânea por meio do preenchimento de um formulário de autoindicação disponível no site da Unimed Sorocaba ou por encaminhamento médico. Outras informações pelo site: https://www.unimedsorocaba.coop.br/unimedsite/nais/programaidoso.

Principais objetivos do Dia do Idoso

Criado em 1991 por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia do Idoso visa sensibilizar a sociedade mundial para as questões do envelhecimento, destacando a necessidade de proteção e de cuidados para com essa população. No Brasil, em 1º de outubro de 2003, foi aprovada a Lei nº 10.741 (Estatuto do Idoso), prevendo em seu art. 2º que, ao idoso sejam garantidas todas as oportunidades e facilidades para a preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.

Um estudo da ONU mostra que número de pessoas com 65 anos ou mais no mundo deve dobrar, passando de 761 milhões em 2021 para 1,6 bilhão em 2050. No Brasil o envelhecimento populacional ocorre de forma ainda mais acelerada. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a parcela de pessoas com 60 anos ou mais saltou de 11,3% para 14,7% da população. Em números absolutos, esse grupo etário passou de 22,3 milhões para 31,2 milhões, crescendo 39,8% no período entre 2012 e 2021.

Fonte: VPO Comunicação


Compartilhe: