Início / Notícias

Notícia

26 de Dezembro de 2023 | 12h23

Instituto Dr. Miguel Soeiro promove Projeto Viver Bem

Programa oferece atividade física funcional para pessoas da melhor idade

Na manhã desta terça-feira, 12/12, o Instituto Dr. Miguel Soeiro realizou o lançamento da primeira fase Projeto Viver Bem, que oferece atividade física funcional para pessoas com mais de 45 anos. Realizado no Centro Esportivo Recreativo Municipal Aldovir Gori (CERMAG), em Votorantim, as aulas são ministradas duas vezes por semana, por um educador físico, e visam a melhoria da qualidade de vida, saúde física, psíquica, emocional, além da integração social dos participantes.

O projeto já atende cerca de 40 pessoas e para o próximo período tem a projeção de dobrar o número de participantes. Além disso, conta com o patrocínio da Metso e da Ihara, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e com o apoio da Unimed Sorocaba.

Participaram do lançamento a diretora de mercado da Unimed Sorocaba, Dra. Jeane Marie Peter; o secretário de esportes de Votorantim, Manoel Correa Neto, a gerente de Responsabilidade Social da Metso, Ana Claudia Mira e a analista de Recursos Humanos da Metso, Selma Regina Quezada Ferreira.

Na abertura, a diretora de mercado da Unimed Sorocaba destacou a importância do projeto e do Instituto Dr. Miguel Soeiro. “O Instituto foi criado com o objetivo de devolver à comunidade parte daquilo que a nossa cooperativa vem recebendo ao longo de mais de 52 anos de trabalho. Para o desenvolvimento do Projeto Viver Bem, contamos com o apoio de empresas que acreditaram nesse propósito e hoje, no lançamento desta primeira fase, já gostaria de anunciar que conseguimos a aprovação da segunda fase, garantindo a realização do projeto pelo menos até junho de 2025”, ressaltou.

Dra. Jeane lembrou também que o Projeto Viver Bem está alinhado com o movimento Mude1Hábito. “Trata-se de um movimento nacional da Unimed que estimula o cuidado com a saúde, incentivando práticas saudáveis para que as pessoas possam viver mais e melhor”, completou.

Para a artesã Cristiane Oliveira Domingues, de 53 anos, o projeto está sendo importante tanto para saúde física quanto mental. “Como eu trabalho com artesanato eu tinha algumas dores no corpo e agora não tenho mais dor nenhuma. Além disso, eu saio daqui com a mente renovada”, disse.

A prática da atividade física, segundo o educador físico do projeto, Gustavo Catto, é importante também para a qualidade do sono. “Nas avaliações que fazemos as alunas relatam que elas conseguem observar uma melhora em suas rotinas. Além disso, não é somente a parte física que a gente trata, a parte cognitiva também é impactada positivamente”, explicou.

É o caso da aluna Terezinha Seabra de Almeida, de 67 anos, que conseguiu se libertar dos remédios para dormir. “Quando eu comecei no projeto eu tomava remédio tarjado, mas agora eu consigo dormir tranquilamente sem remédio”, observou.

Já a aluna Fátima Pedrico, de 61 anos, teve suas funções cardíacas melhoradas. “Como eu tenho insuficiência na válvula mitral esquerda, eu tinha que andar muito devagar, tinha dificuldade de subir escada, não conseguia pegar peso e tinha falta de ar. Foi então que meu cardiologista disse que eu teria que fazer atividade física para fortalecer o coração e eu ingressei no projeto. Hoje eu consigo fazer todas as atividades e minha qualidade de vida melhorou cem porcento”, celebrou.

Para a gerente de Responsabilidade Social da Metso, Ana Claudia Mira, a seriedade da Unimed Sorocaba foi essencial no momento de decidir sobre o patrocínio. “Nós temos um programa estruturado de responsabilidade social e para nós é muito importante apoiar projetos sociais nas comunidades onde atuamos. É o caso de Sorocaba, cidade que estamos instalados há mais de 100 anos. Buscamos projetos e parceiros que fazem sentido para nossa empresa e enaltecem as comunidades. Fazemos o rastreio das instituições sérias para que possamos aportar nos projetos e entendemos que a Unimed Sorocaba é uma delas, além de ser nossa parceira em plano de saúde”, concluiu.

Fonte: VPO Comunicação


Compartilhe: