Início / Notícias

Notícia

2 de Agosto de 2022 | 17h34

Hospital Unimed Sorocaba bate recorde de transplantes

O Hospital Unimed Sorocaba – Dr. Miguel Soeiro bateu seu recorde de transplantes. Foram quatro transplantes, dois transplantes hepáticos e dois transplantes renais, em apenas 36h. Ao todo, foram sete transplantes apenas nos doze primeiros dias de julho.


As cirurgias foram conduzidas pelos médicos Dr. Renato Hidalgo, cirurgião especialista no aparelho digestivo, e pela nefrologista Dra. Milene Guilhem, nefrologista responsáveis respectivamente pelos transplantes de fígado e rim.

 

De acordo com Dra. Priscila Carla Rodrigues Garber, diretora técnica do Hospital Unimed Sorocaba – Dr. Miguel Soeiro, os números são resultado de vários fatores que contribuíram para o sucesso dos procedimentos. “O Hospital Unimed Sorocaba conta com um Centro de Transplante (Cethus), que possui equipes preparadas e altamente qualificadas para este tipo de cirurgia, uma estrutura hospitalar que é referência no estado de São Paulo, incluindo ambulatório e toda retaguarda de bloco cirúrgico e de internação.”

 

O Cethus apresenta ainda dados excelentes no que se refere à sobrevida dos pacientes após o transplante. Nos últimos 12 meses, o Hospital Unimed Sorocaba – Dr. Miguel registrou 100% de sobrevida após transplantes renais e 92% nos transplantes de fígado, números que são resultado da excelência em procedimentos e uma equipe que é referência nacional. 


Referência em Transplantes

O HMS é ainda referência na realização de transplantes, muitos deles feitos para pacientes cobertos com recursos do SUS. Esse movimento iniciou nos anos 2000, quando transplantes de rim, córnea, fígado, coração e medula óssea começaram a ser realizados no hospital.

A instituição também se credenciou para a realização de outros tipos de transplantes, como pâncreas, tecidos e o conjugado pâncreas-rim. Com o credenciamento para a realização de transplantes de fígado, o Hospital Unimed de Sorocaba tornou-se a quarta instituição do interior do Estado de São Paulo capacitada para tal procedimento e a terceira em casos de transplantes de coração.

Até meados de dezembro de 2021 já haviam sido realizados 851 transplantes de córnea, 245 de fígado, três de fígado-rim, 18 de rim, 316 de medula óssea autólogo e 32 de medula óssea alogênico, 21 de coração, 48 de ossos e quatro de rim intervivos.

Sobre a Unimed Sorocaba

Considerado o maior sistema de cooperativas de saúde do mundo, a Unimed do Brasil é formada por 341 cooperativas. Juntas, elas congregam 118 mil médicos, 18 milhões de beneficiários e 135 hospitais próprios. A Unimed Sorocaba insere-se no grupo classificado como de grande porte, por ter em sua carteira mais de 100 mil clientes diretos, além de outros 79 mil atendidos via intercâmbio. Atualmente, a Cooperativa é formada por cerca de 1.200 médicos e 2.500 colaboradores. O Hospital Unimed Sorocaba – Dr. Miguel Soeiro é um dos mais modernos das 135 instituições hospitalares do Sistema Unimed nacional. Por essa razão, é considerado como referência, capacitado para cirurgias de alta complexidade, inclusive oito tipos de transplantes de órgãos – como coração, fígado, medula óssea, entre outros. 

Fonte: VPO Comunicação


Compartilhe: