Início / Notícias

Notícia

29 de Fevereiro de 2024 | 10h09

Hospital Unimed Sorocaba – Dr. Miguel Soeiro promove 2° Encontro de Cirurgia Robótica

No dia 22 de janeiro, o Hospital Unimed Sorocaba - Dr. Miguel Soeiro promoveu com sucesso o seu 2º Encontro de Cirurgia Robótica, uma manhã repleta de palestras ministradas por médicos renomados, nacional e internacionalmente na área da cirurgia robótica. Este evento, foi um marco para a cooperativa pois dá início do programa de cirurgia robótica da instituição, o evento reuniu especialistas que puderam compartilhar suas experiências e perspectivas a respeito dos avanços mais recentes na cirurgia assistida por robôs.

Os palestrantes destacaram suas vivências na realização de procedimentos cirúrgicos utilizando tecnologia robótica, bem como na gestão de programas de cirurgia robótica em suas respectivas instituições, ressaltando a necessidade de treinamento constante dos médicos e toda a equipe assistencial de enfermagem, para que o procedimento seja cada vez mais eficaz, tanto do ponto de vista médico, quanto do ponto de vista da cooperativa. Além disso, abordaram temas como a evolução tecnológica na área da saúde, fornecendo uma visão do que podemos esperar nos próximos anos, e apresentaram cases de sucesso no uso de sistemas robóticos em cirurgias.

Além das palestras, o encontro contou com estandes de empresas parceiras, onde foram apresentados os últimos lançamentos em tecnologia, como óculos de realidade virtual e simuladores de procedimentos para capacitação. Essas tecnologias representam avanços significativos na capacitação e aprimoramento das habilidades dos profissionais de saúde na área da cirurgia robótica.

O 2º Encontro de Cirurgia Robótica do Hospital Unimed Sorocaba - Dr. Miguel Soeiro foi um sucesso, proporcionando atualização profissional, networking e alinhamento com as melhores práticas do mercado na área. A cirurgia robótica vem evoluindo rapidamente e consolidando sua importância na qualidade e segurança dos procedimentos. À medida que esta evolução é introduzida, torna-se crucial a discussão sobre métodos e técnicas inovadoras na robótica. O hospital reafirma seu compromisso com a atualização profissional e a excelência na prestação de serviços de saúde, investindo em tecnologia de ponta e na formação de seus profissionais para garantir o melhor atendimento aos seus pacientes.

Troca de experiências

O Diretor Presidente da Unimed Sorocaba, Dr. Gustavo Ribeiro Neves, destacou a importância do evento diante de um cenário onde a tecnologia se torna cada vez mais aliada da Medicina. “Este projeto vem sendo estudado pela cooperativa desde o início de 2020, em 2023 criamos um comitê robusto com a participação de médicos cooperados para a realização de um estudo detalhado sobre a implantação da cirurgia robótica, um trabalho que culminou na inauguração de uma sala para a realização de cirurgias robóticas em nosso hospital.”

O presidente destacou ainda, que o encontro permitiu a troca de experiências entre os médicos cooperados da Unimed Sorocaba e profissionais que já são referência nesta área, não apenas no Brasil, mas internacionalmente. “Temos hoje perto de 60 médicos em treinamento para que nossas equipes estejam cada vez mais qualificadas para a realização do procedimento. O encontro é de suma importância para que nossos médicos conheçam de forma mais detalhada as experiências de outros profissionais e ainda conhecer novas tecnologias.”

Participaram deste 2º Encontro de Cirurgia Robótica o Dr. Pérsio Campos Correia Pinto, Coordenador do Programa de Cirurgia Robótica da Unimed Sorocaba, Fabrício Campolina, presidente da Johnson & Johnson MedTech Brasil, Dr. Carlos Eduardo Domene, coordenador médico do programa de cirurgia robótica IDOR / Rede D’Or, Dr. Marcelo Silvino Pio Avella, membro do Comitê de Cirurgia Robótica da Unimed Sorocaba, Dr. Francisco Paulo Tibúrcio de Lucena, membro do Comitê de Cirurgia Robótica da Unimed Sorocaba, Dr. Lineu Amaro Rodrigues Júnior, membro do Comitê de Cirurgia Robótica da Unimed Sorocaba, Dr. Lucas Garschagen de Carvalho Júnior, membro do Comitê de Cirurgia Robótica da Unimed Sorocaba, Dr. Alexandre Mottrie, CEO of ORSI Academy/Head of the Urology departament of the OLV Hospital in Aalst Bélgica, Dr. Gustavo Guimarães, Coordenador Geral dos Departamentos Cirúrgicos Oncológicos na Beneficência Portuguesa de São Paulo/CEO da IUCR, Dr. Mariano Tamura Vieira Gomes, médico do programa de cirurgia e do Centro de Excelência em Cirurgia Robótica do Hospital Israelita Albert Einstein e o Dr. Christiano de Giacomo Carneiro, diretor administrativo a Unimed Bauru.

Fonte: VPO Comunicação


Compartilhe: