2 de Fevereiro de 2026 | 18h09
¿Ao longo de três décadas, o HMS se consolidou como um dos mais importantes hospitais da América Latina, reunindo tecnologia de ponta, certificações internacionais e histórias que marcaram gerações.
Em 30 de janeiro de 1996, nasceu, em Sorocaba, um hospital que se tornaria, ao longo dos anos, um dos principais centros hospitalares do país. Reconhecido por sua estrutura moderna, investimentos constantes em tecnologia de última geração aliada à medicina e referência nacional em procedimentos de alta complexidade e transplantes, o Hospital Unimed Sorocaba – Dr. Miguel Soeiro (HMS) completa 30 anos de operação, acumulando conquistas e certificações de excelência na área da saúde.
Construído em uma área de 109 mil m², às margens da Rodovia Raposo Tavares, o HMS consolidou-se como um dos mais importantes centros de excelência da América Latina em saúde suplementar.
Além de ofertar à população da região de Sorocaba um atendimento de ponta em medicina, ao longo de seus 30 anos de história o hospital também participou da trajetória de vida de milhares de pessoas. Entre elas está Anna Patricia Hille de Meneses, a primeira a dar à luz no novo hospital. Seu filho, Bruno, foi o primeiro bebê a nascer no HMS, em 12 de fevereiro de 1996. “Minha chegada ao hospital foi às 6h55 e esperamos até às 7h para o hospital abrir oficialmente”, relembra. Após Bruno, Anna deu à luz a mais três filhos no hospital. “Fui tão bem atendida na Unimed que, ao me mudar para o Rio de Janeiro em 2019, comecei a trabalhar na Unimed Rio.”
Pessoas que ajudaram a construir essa história
Do nascimento de Bruno aos dias atuais, o Hospital Unimed Sorocaba – Dr. Miguel Soeiro passou por cerca de doze expansões, mantendo uma posição de vanguarda em investimentos em tecnologia de última geração. Cooperados e colaboradores acompanharam de perto esse crescimento e têm história de superação e sucesso para contar.
Entre eles está o médico ginecologista Dr. João Edison Dib, atualmente gerente médico de suprimentos, contratos, farmácias comerciais e distribuidora da Unimed Sorocaba. Sua relação com o HMS começou em 1998, quando assumiu como diretor de assuntos hospitalares (cargo equivalente ao de diretor técnico) e quando também era membro do Conselho de Administração da Cooperativa Unimed Sorocaba. Ao longo dos anos, atuou em diferentes funções, incluindo a de Diretor Técnico do HMS entre 1998 e 2008, período em que se especializou na área de Suprimentos. Foi também o fundador das unidades de Farmácias e da Distribuidora Unimed Sorocaba, cuja primeira unidade foi inaugurada no ano 2000. Atualmente, a Unimed Sorocaba conta com três farmácias e uma distribuidora. “O hospital enfrentou momentos desafiadores diante de cenários econômicos difíceis do país. Nessas fases, contamos com o apoio dos cooperados da Unimed Sorocaba para manter as atividades. Desde então, vimos o hospital crescer, se modernizar e se destacar no mercado de saúde suplementar, conquistando acreditações nacionais e internacionais de excelência”, afirma.
Entre os colaboradores que também ajudaram a escrever a história do HMS está Elisabete Marthos, coordenadora de segurança patrimonial, que atua no hospital desde a inauguração. Sua trajetória profissional passou pelos setores de departamento pessoal, suprimentos e, posteriormente, segurança patrimonial. “Participar da evolução do hospital me traz muito orgulho. Desde a inauguração enfrentamos desafios importantes, mas também acompanhamos a conquista de certificações e o reconhecimento do HMS como referência no setor. Sou grata por fazer parte dessa história de ter evoluído como profissional e ter contado com apoio de profissionais que apostaram no meu trabalho”, destaca.
Crescimento, tecnologia e alta complexidade
Seguindo o projeto de reestruturação das unidades assistenciais e de negócios da Unimed Sorocaba, iniciado em 2020, a Unimed Sorocaba entregou nos últimos anos uma série de obras no HMS que ampliaram sua capacidade de internação para 286 leitos, além de proporcionar uma estrutura mais ágil, confortável e eficiente para clientes, cooperados e colaboradores.
Entre as áreas modernizadas está o Day Clinic, que passou a contar com novas salas cirúrgicas e recepção ampliada. O espaço também recebeu equipamentos cirúrgicos de alta tecnologia, possibilitando a realização de procedimentos de pequena e média complexidade com maior precisão.
No dia 30 de janeiro, o HMS celebra dois anos da instalação
do Departamento de Cirurgia Robótica.
Pioneiro na região de Sorocaba, o serviço já realizou cerca de 600 procedimentos de alta complexidade nas áreas de Urologia, Ginecologia e Cirurgia Geral, utilizando tecnologia que permite cirurgias minimamente invasivas e maior precisão.
Segundo o diretor do HMS, Dr. Carlos Alberto Caniello, o hospital se destaca no cenário médico graças não apenas à tecnologia aplicada à medicina, mas ao seu corpo clínico altamente qualificado. “Além de estarmos ligados a uma cooperativa médica, dispomos de um estruturado corpo assistencial de colaboradores, com enfermeiros, técnicos de enfermagem capacitados e treinados, além de equipe multidisciplinar que contempla; fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, dentistas, terapia ocupacional, farmacêuticos e assistentes sociais.”
Ele também ressalta ainda a atualização contínua de equipes e protocolos assistenciais, que resultou na recente reacreditação do hospital pela Joint Commission International (JCI). “Essa certificação reafirma nosso compromisso com as melhores práticas em segurança do paciente, qualidade do cuidado, tecnologia em saúde e sustentabilidade, reforçando nosso propósito de cuidar das pessoas com excelência.”
Soma-se a isso a certificação EMRAM (HIMSS), que comprova a maturidade digital do hospital e o uso estratégico da tecnologia na assistência, reforçando o HMS como referência em inovação, segurança do paciente e gestão de processos clínicos.
De acordo com o diretor-presidente da Unimed Sorocaba, Dr. Gustavo Ribeiro Neves, o Hospital Unimed Sorocaba – Dr. Miguel Soeiro está entre os dez hospitais mais importantes do Sistema Unimed e é um dos primeiros a contar com o serviço de Cirurgia Robótica. “Hoje, o HMS é modelo para outras Unimeds, reunindo certificações nacionais e internacionais e sendo referência em procedimentos de alta complexidade e transplantes, com uma das mais altas taxas de sobrevida do país em transplantes de fígado. Nesta data em que celebramos os 30 anos de instalação do HMS, temos muitas conquistas a celebrar.”
Ações
Para marcar a data, a Unimed Sorocaba preparou uma ação que
teve início no dia 20 de janeiro: uma exposição que conta, por meio de fotos,
documentos e matérias publicadas na imprensa, a história do Hospital Unimed
Sorocaba – Dr. Miguel Soeiro, desde sua fundação até os dias atuais.
A iniciativa convida a população a conhecer e revisitar os
principais marcos dessa trajetória, que ao longo de 30 anos se consolidou como
referência em saúde na região. A exposição segue aberta para visitação na
recepção do HMS até dia 02 de fevereiro.
Fonte: VPO Comunicação