Início / Notícias

Notícia

22 de Janeiro de 2024 | 17h55

Hospital Unimed Sorocaba - Dr. Miguel Soeiro amplia centro cirúrgico

¿Nova área irá aumentar a capacidade do hospital para procedimentos de alta complexidade e criar novo espaço para realização de cirurgias robóticas.

No último dia 22 de janeiro, o Hospital Unimed Sorocaba - Dr. Miguel Soeiro entregou a ampliação do Centro Cirúrgico, Centro Obstétrico, Central de Esterilização e uma nova área destinada à realização de cirurgia robótica, procedimento inédito na região de Sorocaba. As novas áreas fazem parte de um projeto de expansão e reestruturação das unidades assistenciais e de negócios da Unimed Sorocaba iniciado em 2020, com a posse do atual conselho de administração. 

Na vanguarda em seus investimentos em tecnologia de última geração, o hospital ganha com a incorporação tecnológica em equipamentos para a realização de cirurgias minimamente invasivas, para a realização de cirurgias complexas com ainda mais segurança graças às imagens geradas pelos novos equipamentos que apresentam melhor nitidez e eficácia.

Tecnologia e aumento da capacidade de operação

A nova área conta com mais quatro salas cirúrgicas preparadas para procedimentos de alta complexidade, além de uma sala de recuperação pós-anestesia com aumento de leitos, passando a operar com doze salas e centro obstétrico com três salas cirúrgicas.

Foi entregue também uma nova sala de Centro Obstétrico, planejada para reforçar a abordagem humanizada das gestantes e seus bebês. A sala permite que o primeiro atendimento ao recém-nascido aconteça na sala junto à mãe, trazendo tranquilidade e apoio neste momento especial.

As obras incluem ainda a construção de uma sala cirúrgica preparada para procedimentos com tecnologia robótica, reforma da área de recuperação pós-anestésica, totalizando 29 leitos de recuperação, além da ampliação da Central de Esterilização para 578,51 m2, aumentando sua capacidade de esterilização de materiais e instrumentos cirúrgicos, adequando o HMS às novas tecnologias robóticas e ao aumento da demanda cirúrgica.

Com a entrega desta obra, o Hospital Unimed Sorocaba - Dr. Miguel Soeiro passa a ter um dos centros cirúrgicos mais completos do país, permitindo a ampliação da capacidade cirúrgica em 50% e a modernização dos ambientes já existentes com a proposta de melhorar o fluxo de atendimento.

O Hospital Unimed Sorocaba - Dr. Miguel Soeiro entregou no ano passado 64 novos leitos, ampliou sua área de imagem, investindo em novos equipamentos de Ressonância e Tomografia, além da ampliação do Day Clinic.

Para o presidente da Unimed Sorocaba, o médico Gustavo Ribeiro Neves, este investimento nos permite ao hospital a realização de procedimentos altamente complexos. “Com essa nova estrutura, o Hospital Unimed Sorocaba - Dr. Miguel Soeiro entra para um grupo seleto de instituições aptas a realizar uma ampla gama de procedimentos complexos, como transplantes, cirurgias cardíacas em adultos e crianças, cirurgias intrauterinas, cirurgia robótica, ortopédicas, neurológicas, entre outras, confirmando nosso status de excelência em saúde e vocação para alta complexidade”.

Hospital Unimed Sorocaba - Dr. Miguel Soeiro investe em programa de cirurgia robótica

A Unimed Sorocaba, que já ocupa uma posição de destaque dentro da saúde suplementar no país, avança em sua jornada de inovação e coloca em operação a partir de agora um equipamento com alta tecnologia para a realização de cirurgia robótica, que funciona em uma sala exclusiva no novo Centro Cirúrgico do Hospital Dr. Miguel Soeiro - Unimed Sorocaba.

A tecnologia escolhida para a realização de cirurgias robóticas na Unimed Sorocaba foi a do robô Da Vinci X, equipamento de 4ª geração em tecnologia e que permitirá a realização de cirurgias minimamente invasivas com maior precisão. O equipamento permite ainda a redução no tempo de internação, redução de intercorrências no pós-operatório e uma recuperação mais rápida do paciente.

O equipamento pode ser utilizado em cirurgias urológicas, ginecológicas, torácicas, aparelho digestivo, entre outras. Com o início das cirurgias robóticas, o Hospital Dr. Miguel Soeiro - Unimed Sorocaba se torna pioneiro na região de Sorocaba na realização deste procedimento.

Tecnologia

Os movimentos do robô são comandados através de um console e o cirurgião tem à disposição uma plataforma com imagem em 3D com alta definição, permitindo uma maior amplitude nos movimentos de pinças e, consequentemente, maior precisão nos procedimentos e incisões bem menores.

O presidente da Unimed Sorocaba, Gustavo Ribeiro Neves, reforça que a cirurgia robótica é uma evolução da medicina aliada à tecnologia. “Ao inaugurar este avançado bloco cirúrgico e introduzir a cirurgia robótica, nosso hospital não apenas se coloca na vanguarda da medicina moderna, mas também abre as portas para um futuro em que a precisão, inovação e excelência se entrelaçam para redefinir o panorama da saúde. Este marco não é apenas uma conquista técnica, mas um compromisso com a qualidade de vida de nossos clientes, fortalecendo o hospital como polo de alta complexidade em saúde no país.”

Fonte: VPO Comunicação


Compartilhe: