Início / Notícias

Notícia

30 de Agosto de 2005 | 00h00

Hospital Unimed de Sorocaba comemora Semana Mundial da Amamentação

O Hospital Unimed de Sorocaba comemora até amanhã, dia 31 de agosto, a Semana Mundial da Amamentação. Além da mostra fotográfica “Nós amamentamos”, exposta nos corredores do hospital, o evento contará com a aula “Aleitamento materno”, ministrada às 19h30 pela médica Celeste Oshiro e pela enfermeira Cristina Akiba, e ainda uma campanha interna para angariar  recipientes para a coleta de leite materno, que serão doados ao Banco de Leite do Hospital Regional de Sorocaba.

Desde 1992, a WABA (Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno) promove e celebra anualmente a Semana Mundial de Amamentação em cerca de 120 países. Os objetivos deste movimento mundial são: proteger, promover e apoiar o aleitamento materno e a alimentação complementar adequada para todas as crianças indistintamente.

A cada ano um tema é abordado. O tema da Semana Mundial de Amamentação de 2005 (de 25 a 31 de agosto) é "Do Peito à Comida Caseira: Saúde a Vida Inteira".

Dados

A média de partos no Hospital Unimed de Sorocaba é de 95partos/mês;

Sobre o leite materno:

O leite materno é o alimento que contém todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento do bebê, sem a necessidade de complemento nos primeiros seis meses de vida;

Evita doenças respiratórias e diarréicas;

É capaz de reduzir doenças na vida adulta, como obesidade, aterosclerose e doenças cardíacas;

É um alimento natural, evitando alergia alimentar;

Promove o crescimento correto das arcadas dentárias;

É econômico e não agride o meio ambiente (não necessita de latas, vidros ou caixas para sua embalagem);

É um instrumento de justiça social, uma vez que contempla mães e crianças sem distinção de raça, credo, nível econômico ou cultural;

Previne o câncer de mama;

O colostro (chamado o leite dos primeiro dias) é uma verdadeira vacina. O leite humano, portanto, proporciona qualidade de vida.

A amamentação também promove a sensação de segurança ao bebê, que recebe a ternura do toque da mãe e ouve o som de sua voz, favorecendo seu equilíbrio emocional tão necessário para toda a vida. Por ser um ato de amor, previne as doenças da alma, tão evidentes hoje em dia: medo, violência e insegurança.

Mais informações à Imprensa:

Unimed – Departamento de Marketing – Dr. Willy ou Simone – (15) 3332-9237

Assessoria de Imprensa – Sérgio ou Andréa – (15) 222-3040 – szscom@uol.com.br

Fonte: SZS Assessoria de Imprensa


Compartilhe: