Início / Notícias

Notícia

22 de Fevereiro de 2022 | 18h07

Hospital Dr. Miguel Soeiro da Unimed Sorocaba é recertificado HIMSS 7

O Hospital está entre o seleto grupo de organizações que possui a certificação internacional conferida pela Healthcare Information and Management Systems Society

O Hospital Dr. Miguel Soeiro (HMS), da Unimed Sorocaba, que há 26 anos atua como referência na área da saúde na região de Sorocaba (SP), recebeu no dia 11 de fevereiro, a recertificação internacional da HIMSS 7 (Healthcare Information and Management Systems Society).

A certificação foi criada pela Healthcare Information and Management System Society (HIMSS), organização americana que possui maior reconhecimento nas áreas de Tecnologia da Informação e Saúde, estimulando o uso de soluções digitais em hospitais de todo o mundo. O modelo de análise vai do estágio 0 ao estágio 7 e mede o sucesso da estratégia de análise de dados de um hospital. Os fatores considerados incluem infraestrutura, processos, tecnologia e liderança.

Esta recertificação demonstra o nível de maturidade do HMS na adoção do prontuário eletrônico, usando a Tecnologia da Informação para ganhar eficiência operacional, melhor qualidade assistencial e maior segurança do paciente.

De acordo com Luís Carlos Terciani, gerente executivo de Tecnologia da Informação da Unimed Sorocaba, essa recertificação representa a continuidade de um processo iniciado em 2019, com a primeira certificação, e que visa a melhoria dos cuidados com o paciente com a ajuda da tecnologia da informação. “Essa recertificação significa que aprimoramos qualidade de serviços, pois um dos critérios que a HIMSS preconiza é a evolução do processo. Nosso objetivo maior é sempre melhorar os cuidados com os pacientes e esse selo sacramenta isso”, observou.

Terciani ressaltou que a tecnologia da informação foi fundamental para manter a qualidade dos atendimentos durante a pandemia de Covid-19. “Tivemos um crescimento fenomenal de forma repentina. Se não tivéssemos a tecnologia da informação, não seria possível atender com a mesma qualidade esse grande contingente de pessoas. Mas foi na pandemia que verificamos que o Hospital já estava preparado e isso foi um grande diferencial. Além disso, algumas possibilidades surgiram com a pandemia na área da tecnologia, como por exemplo a teleconsulta, que também teve um grande crescimento”, comentou.

Para a médica Priscila Garber, diretora técnica do Hospital Dr. Miguel Soeiro (HMS), é muito gratificante ver o empenho da equipe assistencial e não assistencial em torno da qualidade da prestação de serviço. “Essa recertificação digital impacta diretamente no atendimento aos pacientes, uma vez que melhora a segurança de todos os processos e permite que os gestores acompanhem cada etapa em tempo real. Esse sistema traz alertas para os médicos e enfermeiros sobre as condições do paciente e podemos ter, de uma forma muito objetiva e prática, indicadores de saúde em todas as áreas do Hospital. Essas informações facilitam muito a nossa gestão, pois podemos entender a necessidade de cada área e agir rapidamente”, explicou.

O gerente administrativo do Hospital Dr. Miguel Soeiro, Admilson Costa destacou a importância da rastreabilidade dos processos. “Passamos um ano difícil e mantivemos a qualidade. Com esse sistema podemos fazer a rastreabilidade de materiais e medicamentos e isso traz segurança e demonstra que estamos fazendo o melhor para os nossos clientes. Durante a pandemia, isso agilizou ainda mais alguns processos dando um tempo de resposta muito rápido”, observou.

Segundo o presidente da Unimed Sorocaba, o médico oncologista Gustavo Ribeiro Neves, a recertificação na HIMSS 7 é de vital importância e está alinhado com o plano de inovação e modernização da cooperativa, que inclui o uso de tecnologia para conferir aos clientes um atendimento ágil e seguro. “Essa é uma certificação que avalia principalmente a tecnologia empregada no tratamento dos pacientes, no diagnóstico e na assistência. Para nós é um orgulho muito grande sermos recertificados pelo nível máximo da HIMSS e isso só vem confirmar o que sempre tivemos como ideal, que é utilizar a tecnologia e a inovação a favor da saúde e do bem-estar do paciente”, destacou.

De acordo com a auditora da HIMSS, Aline Brenner de Souza, o nível 7 é o mais elevado em termos de certificação digital e são pouquíssimas organizações no Brasil que tem esse selo. “A gente ficou muito feliz com o comprometimento da equipe e com os processos que estão voltados para a segurança do paciente durante todo o tempo. Nestes dois dias de auditoria estivemos junto com a equipe da Unimed Sorocaba e pudemos ver o comprometimento com a qualidade. Não tenho dúvida de que isso se reflete no dia a dia dos cuidados com os pacientes, gera melhores resultados para a equipe e para os médicos, assim como para aqueles que estão sendo cuidados dentro do hospital”, ressaltou.

Para a recertificação foi demonstrado todos os processos clínico-assistenciais, relatórios, indicadores, administração de medicamentos, digitalização de documentos, entre outros que tornam o Hospital Dr. Miguel Soeiro uma instituição digital.

Fonte: VPO Comunicação


Compartilhe: