Início / Notícias

Notícia

27 de Janeiro de 2023 | 08h26

Hospital da Unimed Sorocaba se consolida como referência na área da saúde no Estado de São Paulo

No próximo dia 30 de janeiro o Hospital Unimed Sorocaba - Dr. Miguel Soeiro completa 27 anos de operação, acumulando conquistas e certificações internacionais de excelência na área de saúde.

Este mês o Hospital Unimed Sorocaba - Dr. Miguel Soeiro completa 27 anos de operação e se consolida como um dos mais importantes hospitais do estado de São Paulo. Inaugurado em 30 de janeiro de 1996, o hospital vem acompanhando não apenas o crescimento da região de Sorocaba, mas a tecnologia aplicada à saúde, sendo referência para outras unidades hospitalares do Sistema Unimed. 

A tecnologia é um dos diferenciais do hospital, que trouxe inovações como um novo sistema de monitoramento de bebês prematuros, implementando o conceito de UTI Neonatal Neurológica. Entre outras implementações recentes, podemos citar o Conox - dispositivo de monitorização da sedação e analgesia tanto na UTI adulto quanto no Centro Cirúrgico, a Monitorização da Complacência Intracraniana (Brain4Care) - que permite acompanhar a pressão intracraniana de forma não invasiva e o projeto Laura - Sistema de Monitorização de Deterioração Clínica com Inteligência Artificial que permite identificar antecipadamente os pacientes em piora clínica. Estas inovações são fundamentais para garantir a segurança dos pacientes e melhorar os resultados do tratamento, e refletem o compromisso constante do hospital em oferecer os melhores cuidados de saúde possíveis aos pacientes.

O hospital é uma referência cirúrgica, incluindo procedimentos cardíacos adultos e pediátricos. O Hospital, conta ainda com o Centro de Transplante (Cethus), coordenando transplantes diversos. No ano de 2022 foram realizados 195 transplantes, entre rim, córnea, fígado, medula óssea, pâncreas, tecidos e o conjugado pâncreas-rim, com reconhecidos resultados, estando entre as principais instituições do Estado de São Paulo capacitadas para estes procedimentos.

Expansão

E seguindo um plano de reestruturação das unidades assistenciais e de negócios, o Hospital Unimed Sorocaba - Dr. Miguel Soeiro, construído em uma área de 91 mil m², está passando por obras de ampliação e modernização. Iniciadas no primeiro semestre de 2022, as obras acontecem de forma simultânea em diferentes áreas do hospital.

Na Internação estão sendo ampliados dois pavimentos, aumentando a área construída para 1.538,90 m² no total e ampliando o número de leitos de 222 para 286. Já na área de imagem, as obras acontecem na área de exames de Ressonância e Tomografia, que será ampliada em 216,45 m².

O Day Clinic, onde são realizados procedimentos cirúrgicos de curta permanência, recebe uma área extra de 740 m². Com a expansão, o espaço, que hoje conta com três salas cirúrgicas, ganhará mais duas salas cirúrgicas e uma sala para pequenos procedimentos. Além disso, a atual sala de recuperação recebe nove novos leitos, passando a contar com 18 leitos.

O Hospital Unimed Sorocaba - Dr. Miguel Soeiro também está ampliando Centro Cirúrgico e Centro Obstétrico. A área conta hoje com oito salas de cirurgia, duas salas de parto cirúrgico e uma sala exclusiva para o Pré-Parto, Parto e Pós-Parto (Sala PPP). Com a ampliação, o local receberá mais quatro salas cirúrgicas e mais uma sala de parto cirúrgico. As obras incluem ainda a construção de uma sala preparada para cirurgia robótica, o aumento de onze leitos na área de recuperação pós-anestésica, passando de 18 a 29 leitos. Com a expansão das áreas, Centro Cirúrgico e Centro Obstétrico passam a contar com uma área extra de 887,62 m², enquanto que a CME (Central de Material Esterilizado) será ampliado em 321,91 m².

De acordo com o presidente da Unimed Sorocaba, o médico Gustavo Ribeiro Neves, as obras de ampliação do hospital fazem parte de um projeto macro de reposicionamento da cooperativa e de suas unidades de negócios para que a Unimed Sorocaba siga como referência em saúde e atendimento de qualidade não apenas local como no estado de São Paulo. “Estamos investindo para ampliar e modernizar nossas unidades de negócios a fim de oferecer mais tecnologia e conforto não apenas para nossos clientes como para os médicos cooperados, que passam a contar com tecnologia de última geração e ambientes mais adequados para a realização de procedimentos cirúrgicos.”

Certificações

Em 2019, o Hospital Unimed Sorocaba – Dr. Miguel Soeiro conquistou o HIMSS-7, certificação máxima da Health Information and Management Systems Society (HIMSS) Analytics, uma das mais importantes na área de qualidade e segurança do paciente, tornando o hospital pioneiro no interior do estado de São Paulo.

No final de 2022, o hospital também recebeu o selo de reacreditação JCI (Joint Commission International). A reacreditação ratificou o compromisso da instituição com os mais altos padrões internacionais de segurança e qualidade nos cuidados ao paciente, além da busca contínua pela excelência no atendimento.

A Diretora Técnica do Hospital Unimed Sorocaba - Dr. Miguel Soeiro, Dra. Priscila Garber, avaliou que a reacreditação insere vitalidade ao Hospital, com uma movimentação contínua em busca de oportunidade de melhorias na qualidade e segurança voltada ao paciente. “Esse é um trabalho grandioso, que só acontece quando há uma perfeita sincronia entre as equipes. Quando focamos na segurança e jornada do paciente, acertamos também na nossa jornada como profissionais da saúde e seres humanos.”

Fonte: VPO Comunicação


Compartilhe: