Início / Notícias

Notícia

15 de Outubro de 2021 | 16h29

Doação de Órgãos: Encontro na Unimed Sorocaba, celebra o encerramento da campanha Diga Sim

Na manhã do último dia 30, um encontro celebrou o encerramento da campanha anual Diga Sim, voltada à conscientização da importância de doar órgãos e realizada durante o mês de setembro pela Unimed Sorocaba. O secretário municipal da Saúde, doutor Vinícius Rodrigues, e o transplantado hepático Wagner Dorth participaram do evento.

 

O superintendente da Unimed Sorocaba, doutor Sergio Rachkorsky, recebeu os participantes. Além do secretário municipal e do transplantado, também compareceram ao encontro a doutora Milene Cristina Devito Guilhem, responsável pelos transplantes renais; os doutores Paulo Goes, titular da Gerência Médica do Hospital Dr. Miguel Soeiro (HMS); Robenilson Souza e Renato Hidalgo, que estão, respectivamente, à frente dos transplantes de medula óssea e fígado; o enfermeiro coordenador do Centro de Transplantes do HMS (Cethus), José Júnior; e Celeste de Fátima Aleixo, esposa do Wagner.

 

Relato de um transplantado

 

O transplantado é uma das muitas pessoas que tiveram suas vidas resgatadas graças à consciência de um doador de órgãos. Ele contou que após alguns sintomas indicarem algum problema grave com a sua saúde.

 

Como Wagner não é cliente da Unimed Sorocaba, inicialmente, passou por consultas pelo sistema público. Ele foi diagnosticado como portador de hemocromatose (doença genética) e depois de várias consultas, informado de que haveria a necessidade de um transplante. Foi então que uma pessoa que o casal conhecia, e que é colaboradora da instituição, contou sobre o programa de transplantes existente no HMS.

 

A partir daquele momento, a equipe do Cethus e o doutor Hidalgo prestaram toda a assistência necessária. “Nós nos sentimos abraçados por toda a equipe da Unimed Sorocaba”, relembrou Wagner. “O transplante devolveu minha vida.”

 

O transplante foi realizado no dia 12 de julho. Apenas seis dias depois, ele já recebeu alta hospitalar. “O transplante significava vida. Quando recebemos a confirmação de que havia um órgão compatível, foi uma benção”, afirmou Celeste.

 

Os transplantes na Unimed Sorocaba

 

“Mais de 90% dos transplantes são feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de parceria com a prefeitura municipal. O modelo é replicado por vários centros pelo país, baseado no nosso sucesso”, ressaltou o doutor Hidalgo. “No caso dos procedimentos de fígado, somos o sexto maior centro de transplantes do estado de São Paulo.”

 

O doutor Paulo Goes acrescentou: “É um setor no qual podemos colher resultados muito satisfatórios; é muito gratificante. Vejo uma equipe dedicada e pronta para atender o paciente. O SUS é muito bem-vindo, o que nos traz uma grande alegria”.

 

Para o secretário da Saúde, doutor Vinicius, a parceria é benéfica ao município. “Por características históricas de construção dos serviços de saúde, a cidade de Sorocaba não tem um hospital e equipamentos próprios. Por isso, depende de que os hospitais aceitem absorver a demanda [de transplantes]. Temos que agradecer ao HMS por aceitar fazer parte do serviço público de saúde nessa linha.”

 

“Em 2021, deveremos contabilizar 50 transplantes. A próxima meta será alcançar 100 por ano”, revelou o doutor Robenilson. “Aqui, atendemos pacientes de Sorocaba e Jundiaí. Atualmente, 50% dos transplantes de medula óssea são pelo SUS.” A doutora Milena acrescentou: “O transplante renal foi o último que começou a ser feito no HMS. Seu credenciamento ocorreu em 2017. Já foram 20 procedimentos desde então. E, mesmo com a pandemia da Covid-19, a Unimed Sorocaba conseguiu evitar que eles parassem. Houve uma queda [no número de transplantes] em todo o país, mas nós não paramos.”

 

De acordo com o doutor Sergio, um dos sete pilares do cooperativismo é a inserção da cooperativa na sociedade. “Um ajuda o outro. É uma obrigação nossa, inclusive. E o programa de transplantes representa exatamente isso.”

 

Por fim, o doutor Gustavo Ribeiro Neves, presidente do Conselho de Administração da Unimed Sorocaba, fez uma saudação por videoconferência. “O paciente Wagner é um exemplo do sucesso do programa de transplantes. Nossa gestão está comprometida em fazer com que o número destes procedimentos aumente ainda mais. Fizemos alguns incrementos, como na estrutura de profissionais da enfermagem. Nossa ideia é que o programa cresça e tenha mais espaço na região.”

Fonte: SZS


Compartilhe: