Início / Notícias

Notícia

23 de Março de 2023 | 18h04

Cerimônia na Câmara Municipal celebra os 20 anos do primeiro transplante na Unimed Sorocaba

Uma solenidade na Câmara Municipal de Sorocaba realizada no último dia 17 de março marcou a celebração do primeiro transplante na Unimed Sorocaba. Autoridades, colaboradores, cooperados, transplantados e convidados participaram da sessão solene que foi presidida pelo vereador Dr. Hélio Brasileiro e homenageou os profissionais que participaram deste que foi um marco histórico para a medicina na região.

O transplante inédito aconteceu no dia 14 de março de 2003 no Hospital Unimed Sorocaba – Dr. Miguel Soeiro e contou com a participação da equipe chefiada pelo médico cirurgião de fígado e aparelho digestivo Ben-Hur Ferraz Neto. A paciente transplantada, Genil Quinalha Coraio, tinha na época 60 anos e hoje, aos 80 anos, segue sem nenhum problema com o órgão transplantado.

Desde então, a equipe do Centro de Transplante Hospital Unimed Sorocaba – Dr. Miguel Soeiro (CETHUS) já realizou 1.771 transplantes, sendo 287 transplantes de fígado, 965 transplantes de córnea, 5 de fígado-rim, 30 de rim, 359 de medula óssea autólogo, 48 de medula óssea alogênico, 21 de coração, 52 de ossos e 4 de rim intervivos.

A maioria dos transplantes realizados no Hospital Unimed Sorocaba – Dr. Miguel Soeiro acontece via SUS, um modelo de parceria público privada considerado de sucesso.


Homenagem

Na solenidade, foram homenageados todos os membros da equipe desta cirurgia histórica: Dr. Ben-Hur Ferraz Neto, Dr. Rogério Carballo Afonso, Dr. Fábio Scalet Soeiro, Dra. Maria de Fátima Fischer, Lenira Swain Muller (na época, Diretora Administrativa do Hospital), Tadeu Tomé (na época, Coordenador do CETHUS) e a paciente Genil Quinalha Coraio, que não pode participar da solenidade.

O paciente Otacílio Rocha, que passou pelo procedimento também com a equipe do Dr. Ben-Hur, falou em nome dos transplantados e lembrou a importância da doação de órgãos. “Quando recebi a notícia de que precisaria de um transplante fiquei bastante assustado, mas desde o diagnóstico e até hoje a equipe da Unimed Sorocaba não apenas salvou a minha vida, mas me acolheu e me ajudou a passar pelo tratamento. Já levei minha história a outros pacientes do hospital e hoje venho a esta solenidade agradecer à Unimed Sorocaba, médicos, enfermeiros, assistentes sociais e todos aqueles que fazem um lindo trabalho para salvar vidas.”

O cirurgião Ben-Hur Ferraz Neto lembrou que o procedimento foi inovador à época e agradeceu à Unimed Sorocaba pela homenagem. “Estou emocionado com essa homenagem e grato por fazer parte dessa história. Grato porque a Unimed aceitou há 20 anos esse desafio enorme de realizar um transplante inédito na região. Saber que dona Genil está saudável e encontrar muitos dos profissionais que participaram daquele transplante, além de alguns pacientes, nesta homenagem me deixou muito feliz.”

O presidente da Unimed Sorocaba, Dr. Gustavo Ribeiro Neves, lembrou que o procedimento inédito na região de Sorocaba aconteceu quando o hospital tinha apenas sete anos de funcionamento. “A realização desse transplante foi um marco para a Unimed Sorocaba. Gostaria de destacar o empreendedorismo dos fundadores do hospital e diretores da época, que foram arrojados ao realizar um procedimento tão complexo. A cirurgia foi um grande salto de melhoria de qualidade técnica do hospital porque exigiu a adequação da estrutura física do centro cirúrgico e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Desde então, melhoramos a capacitação dos profissionais envolvidos neste tipo de cirurgia e trouxemos novas tecnologias para o hospital.”

Neves também destacou a inovação da equipe do cirurgião Ben-Hur Ferraz Neto. “Dr. Ben-Hur foi pioneiro e marcou a história de nossa cooperativa. Ele e toda a equipe de profissionais que atuaram para que aquele transplante fosse um sucesso abriram portas para que o Hospital Unimed Sorocaba – Dr. Miguel Soeiro ocupasse hoje uma posição de destaque no cenário nacional da saúde de alta complexidade”, finalizou.


Prêmio

Na sessão solene foi destacado também o prêmio “Amigo do Transplante 2022” que o Hospital Unimed Sorocaba - Dr. Miguel Soeiro recebeu da Organização de Procura de Órgãos (OPO), um órgão executivo da Comissão Nacional de Transplantes de Órgãos e Tecidos. A iniciativa tem o objetivo de homenagear as equipes com os melhores indicadores na área.

Fonte: VPO Comunicação


Compartilhe: