Início / Dicas Unimed

Dicas Unimed

Orientações para o armazenamento do leite materno

23 de Agosto de 2021

A OMS (Organização Mundial da Saúde) orienta a amamentação materna exclusiva até 6 meses de vida e a amamentação complementar até os dois anos de idade. A opção de manter a oferta de leite materno extraído no retorno da licença-maternidade deve ser apoiada por toda família, pediatras e empregadores. Entretanto, alguns cuidados serão essenciais devido ao alto risco de contaminação do leite materno. Veja nossas dicas:

Coleta

Antes de começar a coletar você precisa preparar o recipiente que irá armazenar o leite ordenhado. Iremos explicar melhor mais à frente. 

Alguns cuidados com a higiene pessoal devem ser observados no momento da coleta. As principais recomendações são:

Utilização de uma touca para cobrir os cabelos;

Utilização de máscara sobre o nariz e a boca;

Lavar as mãos e os braços até o cotovelo com água e sabão;

Lavar as mamas apenas com água e secar com uma toalha limpa.

Para o momento da coleta, escolha um local limpo, confortável e tranquilo. Antes de iniciar o processo, forre a mesa com pano limpo para colocar o frasco e a tampa e lembre-se de adotar uma posição confortável, mantendo os ombros relaxados e um pouco inclinados para a frente. 

O leite pode ser coletado manualmente, com as mãos, ou utilizando uma bomba específica para a coleta. Para a coleta manual, massageie as mamas com as pontas dos dedos, fazendo movimentos circulares no sentido da aréola para o corpo. Coloque os dedos indicador e médio abaixo da aréola, firme os dedos e empurre para trás em direção ao corpo, aperte polegar contra os outros dedos até sair o leite.

Para a coleta com a bomba extratora, você pode optar pela manual, que é mais econômica e de fácil transporte, porém mais demorada e que pode causar maior desconforto. Ou pela bomba elétrica, mais rápida, menos dolorosa, porém mais cara. Se optar pela elétrica, escolha uma com vários tipos de velocidade, assim conseguirá ajustar de acordo com suas necessidades.

Esterilização 

Como mencionado, os recipientes de armazenamento do leite devem ser previamente esterilizados para receber o leite materno. O que isso significa? Que é preciso tomar algumas precauções para garantir a qualidade e a segurança do leite para o bebê.

As embalagens de armazenamento podem ser de vidro ou plástico, desde que fiquem bem fechados com tampa de plástico durante o armazenamento. Para a esterilização ferva os recipientes por 15 minutos, contando o tempo a partir do início da fervura e deixe secar sobre um pano limpo. Depois feche o frasco sem tocar na parte interna da tampa. 

Armazenamento

Uma vez coletado e armazenado em um frasco esterilizado, é preciso guardar o leite de forma correta, a fim de garantir sua qualidade.

Para o leite que for utilizado em menos de 12 horas o armazenamento na geladeira (temperatura máxima de 5 °C) é suficiente. Caso não exista essa intenção, será preciso congelar esse leite.

Como congelar o leite materno?

Deixe um espaço de dois dedos entre a boca do frasco e o leite, lembre-se de fechar bem o frasco e identificar cada um com data e horário da coleta. No entanto, é importante se atentar a duas exigências da Rede de Bancos de Leite Humano: 

1. O congelador deve ter uma porta individual, separada do refrigerador;

2. A temperatura deve ser mantida igual ou superior a -3 °C por até 15 dias.

Aquecendo o leite

Se o leite estiver congelado, descongele no refrigerador antes de aquecer. O Ministério da Saúde não recomenda ferver ou aquecer o leite materno no micro-ondas, visto que este método pode destruir fatores de proteção do leite.

Para utilizar o leite armazenado basta seguir três passos:

Amorne em banho-maria (água quente em fogo desligado); 

Agite o frasco para misturar os componentes do leite;

Teste a temperatura pingando uma gota no dorso da sua mão. 

O que sobrar após a mamada deverá ser desprezado. Como até então seu bebê mamava em livre demanda, no início pode ser confuso acertar a quantidade, tenha paciência e esteja preparada para perdas. Não será fácil para ele também.

Tanto a textura da mamadeira como a técnica de sucção são diferentes daquelas que o seu bebê se acostumou.  Essa situação é normal e não há nada a temer, por isso é importante dar tempo para que o pequeno possa aceitar a mamadeira. Confira nossas dicas:

Inicie a oferta duas semanas antes de voltar ao trabalho, assim é possível definir estratégias e permitir que ele se familiarize com a mamadeira;

Inicie esse processo no final do dia, o ideal é que o bebê não esteja com muita fome, pois irá se irritar e rejeitar o bico;

Alterne a mamadeira com o seu peito, para fazê-lo entender que são duas formas diferentes de alimentação. Outra opção seria usar o bico de silicone materno durante algumas mamadas para o seu bebê se familiarizar com a nova textura.

Para as mães que desejam manter o aleitamento materno, o bico ideal é o bico de silicone pétala, que melhor se assemelha ao formato do bico do seio materno. 

Importante: Os bicos da mamadeira dever ser trocados a cada 3 meses e os copos a cada 6 meses.


Compartilhe: