Início / Notícias

Notícia

15 de Junho de 2005 | 00h00

Simpósio de Humanização em Serviços de Saúde da Unimed de Sorocaba terminou neste sábado

Terminou neste sábado, dia 11, o Segundo Simpósio Unimed de Humanização, que teve como tema central “A vida em maior dimensão”. Participaram dos dois dias de atividade (10 e 11) cerca de 120 profissionais da área da Saúde. O evento foi promovido pelo Centro de Estudos Unimed de Sorocaba (CEUS) e teve como objetivo sensibilizar os participantes quanto à importância de compreender o paciente como um ser biopsicossocial, ou seja, com aspectos psicológicos, emocionais e sociais que precisam – e devem - ser levados em consideração.

A abertura do evento foi feita pelo presidente da Unimed de Sorocaba, Rodolfo Pinto Machado de Araujo. Segundo ele, na última década, várias iniciativas surgiram para tornar mais pessoais as relações estabelecidas nos ambientes hospitalares. Em sua avaliação, essas ações são tentativas importantes para alterar uma tendência da vida moderna, que sobrepõe a tecnologia aos valores humanos. “Acredito que temos de reverter esta situação. Se nos colocarmos na condição de um paciente, veremos o quanto o conceito de humanização é valioso. Um sorriso, um afago, um abraço, o modo de se comportar diante dele e a forma com que o tratamos são muito importantes”, disse. 

Segundo o médico Carlos Alberto Caniello, diretor de Assuntos Médicos da Unimed de Sorocaba e coordenador do CEUS, a cooperativa médica local adota, há alguns anos, uma postura diferenciada no relacionamento de seus clientes. “A humanização na assistência médica também se manifesta com a preocupação constante dos profissionais em não tratar o usuário como se ele fosse um agente passivo, submisso às orientações e procedimentos. Na Unimed de Sorocaba, entendemos nossos clientes como um ser humano integral, que precisa ser fisicamente avaliado, mas sem desprezar sua faceta psíquica e o contexto social no qual está inserido”.  

No primeiro dia do evento, os participantes assistiram às apresentações do Projeto Carmim, feita pelo seu idealizador e fundador, o artista plástico Eduardo Valarelli; do médico José Carlos Safe, coordenador do Grupo Voluntário de Humanização Hospitalar do Hospital Sanatorinhos de Itu (SP) e da enfermeira Eliseth Leão, que apresentou o tema “Uma Canção no Cuidar”. No sábado, foram apresentadas as palestras “Atenção ao Paciente”, com o médico Jamiro da Silva Wanderley e “Teoria do Riso”, com a especialista em Programação Neurolingüística Ivone Engelmann.  

Mais informações à Imprensa:
Unimed – Departamento de Marketing – Dr. Willy ou Simone – (15) 3332-9237
Assessoria de Imprensa – Sérgio ou Andréa – (15) 3222-3040 – szscom@uol.com.br

Fonte: SZS Assessoria de Imprensa


Compartilhe: