Início / Notícias

Notícia

5 de Novembro de 2021 | 09h23

Dia Mundial do Diabetes - Um estilo de vida saudável continua sendo o melhor aliado para prevenir e controlar esta doença

No próximo 14 de novembro, celebra-se o Dia Mundial do Diabetes. Essa data reforça a necessidade de conscientização, principalmente, sobre a prevenção à doença. Para falar sobre o assunto, ouvimos a doutora Alessandra Ayan, endocrinologista e metabologista, titulada pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e cooperada da Unimed Sorocaba. Confira.

 

Os tipos

 

O diabetes é uma doença crônica e silenciosa, provocada pela falta de insulina (diabetes tipo 1) ou pela incapacidade de o organismo utilizá-la adequadamente (diabetes tipo 2). A insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, controla a quantidade de glicose no nosso sangue ou, em outras palavras, os níveis de açúcar.

 

Brasil pode chegar a 20,3 milhões de portadores

 

Segundo o Atlas Mundial de Diabetes da IDF (International Diabetes Federation), o Brasil tem 12,5 milhões de diabéticos. A previsão é de que esse número chegue a 20,3 milhões em 2045. Dentre esses, metade não sabe que tem a enfermidade.

 

Fatores de risco e sintomas

 

Qualquer pessoa pode ter diabetes, mas é importante analisar alguns fatores de risco para o desenvolvimento da doença. Entre eles, estão o histórico familiar, comportamento sedentário, obesidade e hipertensão arterial.

 

Os sintomas que indicam a presença do diabetes são, por exemplo, a fome frequente, sede intensa, desânimo, fraqueza, sonolência, tontura, perda de peso, urina em excesso, dificuldade na cicatrização de feridas e infecções frequentes. É importante lembrar que, para cada tipo de diabetes, os sinais podem variar. Portanto, nada substitui uma avaliação médica. Um simples exame de sangue pode revelar se a pessoa é portadora ou não.

 

Tratamento

 

Depois do diagnóstico, o tratamento do diabetes pode ser feito tanto com insulina quanto com a medicação oral.

 

Algumas complicações podem surgir se o diabetes não for tratado de forma adequada. São elas: problemas neurológicos, na visão, nos rins, nos pés e nas pernas; infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral. Se o paciente já estiver com diagnóstico de complicação crônica, há tratamentos específicos para ajudar na qualidade de vida. 

 

Estilo de vida como aliado

 

A alimentação é uma aliada importante no controle e prevenção de diversas doenças, dentre elas o diabetes.

 

É importante lembrar que os carboidratos têm maior efeito em elevar os níveis de glicose do sangue, portanto, é importante monitorar o consumo de doces, massas e gorduras. Além disso, a prática de atividade física ajuda a controlar a glicemia, manter o peso saudável e controlar o estresse – fatores que contribuem para a evolução da doença. Ter uma vida fisicamente ativa e uma alimentação saudável é fundamental, tanto para prevenir quanto para controlar o diabetes

Fonte: SZS Comunicação


Compartilhe: