Serviço de Atendimento ao Cliente

0800 77 10 500

História

A Semente do Cooperativismo

O atual Sistema Nacional Unimed começou na cidade de Santos, em 1967. Nessa cidade, os dirigentes da Associação e do Sindicato dos Médicos, inconformados com o desempenho insatisfatório da medicina estatal e preocupados ainda com o surgimento e o crescimento do nefasto mercantilismo médico, resolvem trocar o protesto romântico pela ação prática.
 
Fazia-se necessário oferecer à população, de particular modo à população obreira, um sistema de assistência médica eficiente que fosse economicamente viável sem ser desprezível e que preservasse a dignidade do médico e os postulados éticos da profissão.
Encontraram no cooperativismo o ideário inspirador dos propósitos almejados. Passando da teoria à prática fundaram a Unimed de Santos, gerada assim no generoso ventre das entidades de classe que a ampararam também em seus primeiros passos.

O Início em Sorocaba

A Unimed de Sorocaba surgiu no seio da Sociedade Médica de Sorocaba, em 1971, pela iniciativa feliz do seu então presidente, Profº Dr. Newton de Oliveira.
 
Foi convocada Assembleia Geral Extraordinária da Sociedade Médica, para a qual foram convidados os colegas da Unimed de Santos para que fizessem uma exposição sobre a organização e funcionamento desta.
 
Em 4 de junho de 1971 foi realizada essa Assembleia e cujo presidente, o Profº Dr. Newton de Oliveira recebeu o Dr. Edmundo Castilho, então Presidente da Unimed de Santos e mais os doutores Manoel Gomes Troia e Oswaldo Akamine, os dois últimos ex-alunos da Faculdade de Medicina de Sorocaba e então Presidentes respectivamente da Unimed de Piracicaba (3ª Unimed do Brasil) e da Unimed de Rio Claro (12ª Unimed do Brasil). O Dr. Edmundo Castilho proferiu palestra brilhante e muito didática expondo a organização e funcionamento da Unimed de Santos, relatando as experiências já vividas por ele. Completaram a palestra do Dr. Edmundo Castilho os testemunhos dos doutores Manoel Gomes Troia e Oswaldo Akamine sobre a fundação, desempenho e estado atual das Unimed's de Piracicaba e Rio Claro, respectivamente.
  
Ato contínuo, o Dr. Edmundo Castilho colocou-se à disposição para prestar os desejados esclarecimentos pelo que o Presidente da Assembléia, Profº Dr. Newton de Oliveira, abriu a palavra ao plenário para que pudesse se manifestar.
  
Tendo o Dr. Castilho prestado todos os esclarecimentos de maneira convincente, foi o assunto colocado em discussão no plenário. Estava assim, a 4 de junho de 1971, fundada a Unimed de Sorocaba, a 18º cooperativa do Brasil.
 
O Profº Dr. Newton de Oliveira propôs a seguir a constituição da Diretoria provisória que se encarregaria de arregimentar os cooperados propondo-lhes a subscrição de cotas, elaborar e fazer aprovar os Estatutos em Assembleia dos cooperados e promover o registro da nova cooperativa nas repartições competentes.

A Diretoria proposta e eleita por aclamação ficou assim constituída:
•  Presidente: Profº Dr. Luiz Garcia Duarte
•  Superintendente: Dr. Miguel Villa Nova Soeiro
•  1°Tesoureiro: Dr. Tuffi Aidar Sobrinho
•  2°Tesoureiro: Dr. Francisco Carlos Andrade
•  Secretário: Dr. José Mussi
 
Terminada a Assembleia Geral da Sociedade Médica, no mesmo dia e em seguida o Presidente provisório convocou 47 médicos que aderiram à nova sociedade para a assembleia da constituição, discussão e aprovação do primeiro estatuto, sendo o próprio Profº Luiz Garcia Duarte aclamado Presidente da Assembleia que, assumindo, convidou Dr. José Mussi para secretariá-lo, encarregando-o de lavrar a respectiva ata.
 
Colhendo os Frutos
Atualmente a Unimed conta com mais de 1.000 médicos cooperados, um hospital próprio com recursos da mais alta tecnologia, uma sede administrativa que realiza as rotinas necessárias para o funcionamento do sistema Unimed e uma farmácia de uso exclusivo para nossos usuários.